Para iniciar quero passar a voce este conto de Ana Mello.
A escola dos sonhos é uma escola diferente, tem pião, pula-sela e tem um jeito de ensinar que é só dela. Matemática e português também tem, mas nesta escola também tem dança, Ufa! Ainda bem, porque senão a gente cansa. Tem aula de ciências num bosque com mangueira, jaboticabeira...uma delícia!
Aprendendo deste jeito, aqui ninguem tem preguiça. Quando a gente fica muito tempo em sala, toca uma campanhia que é o sinal e um som lá do alto avisa: chega pessoal, é hora de ir para o quintal! O quintal é um lugar todo colorido, alegre, cheio de arvores, balanços e tem até escorregador. Parece até a casa da gente, ajeitada com muito amor.
Mas escola é coisa séria, nela aprendemos muitos valores: respeitar, cuidar, escutar. Se um dia não deu certo, no outro vai dar. Aqui não tem tempo fechado, não tem ninguém mal humorado. Se um aluno não sabe direito, vem outro aluno e dá um jeito, todos se ajudam com respeito. É claro que tem palhaçada, bagunça, confusão. Mas no fim tudo se resolve sem chateação.
Chamamos de escola dos sonhos. Cada qual a vê de um jeito, um jeito que a gente deseja como o sonho perfeito!
Acordando desse sonho, bem devagarinho, vamos encontrar uma realidade que esta longe de ser igual a do sonho, mas com muito esforço, trabalho e luta, poderá chegar a esses níveis desejados.
Na minha prática clínica, muitas crianças são encaminhadas com queixa de problemas na escola, que vão desde o baixo rendimento escolar, problemas de comportamento tanto dentro da classe como fora de classe. Os professores preocupados com esses tipos de alunos encaminham então para o Psicólogo, a ele cabendo tratar do aluno e tendo que orientar professores e principalmente os pais.
Todo pai quer que seu filho vá bem na escola.
O desempenho do estudante depende em parte da educação que ele recebe em casa. Para o aluno aprender, é preciso querer, ter interesse. Professor não faz mágica, muito menos milagre, mesmo sendo um santo ao suportar os espinhos da profissão. O aluno precisa frequentar as aulas. E para que isso aconteça, os pais precisam cobrar dos filhos a presença na escola, pois, muitos saem de casa com o uniforme da escola e desviam-se para ir jogar bola, namorar, jogar na internet e até mesmo cometer alguns delitos.
Para aprender tem que ter disposição, disciplina e interesse. Coisa que não se vê na maioria dos alunos nas escolas que eu tenho contato. Então por que o "Judas" da história é sempre o professor? As escolas públicas de hoje são verdadeiros depósitos de gente. Jovens e crianças são jogados lá dentro pelos responsáveis que esperam que a educação moral, que deve vir de casa, seja resolvida pelo professor, mas quando o professor é duro com o aluno, logo vem mãe, pai e conpanhia com "paus e pedras" a caça do professor que "agrediu" o filhinho amado. Na hora de educar, viram as costas, mas quando as consequencias aparecem como a reprovação, o aluno é o mártir e, o professor o carrasco! A direção pressiona de uma lado, os pais do outro e, o coitado se vê coagido a aprovar, muitas vezes, quem mal sabe escrever o próprio nome.
Estudar não é brincar, é trabalho. Para brincar temos o pátio, a cantina da escola, a casa.
A educação começa em casa e a escola não é o único lugar onde a educação acontece. Esses lugares podem ser: a família, a igreja, os sindicatos, as empresas, os meios de comunicação em massa etc.
O professor é o principal agente transformador na escola. No entanto essa transformação não é facil. Isso porque não é possível fazer uma mudança profunda na escola enquanto não se fizer uma mudança social. A familia por exemplo é o primeiro elemento social que influi na educação. Sem a família a criança não tem condições de sobreviver. Tal necessidade não é apenas de sobrevivência física mas também psicológica, intelectual, moral e espiritual. A família no entanto, encontra uma série de problemas, na sua missão de educar. A falta de preparo de muitos pais para exercer integralmente essa função é o principal problema. Dessa falta de preparo surge uma série de outros problemas: falta de amor, carinho, de trato adequado, frustração, separações, abandono do lar, etc. Por isso há necessidade da educação dos próprios pais para a paternidade e maternidade. A escola só conseguirá preencher essa função quando houver entrosamento dos pais com a escola e com a comunidade.
Agora entra em cena o Psicodrama, que vai trabalhar com os "papéis". O papel de aluno vesus o do professor.
Num grupo de crianças, com problemas na escola, em uma sessão psicodramática, as crianças dramatizaram uma sala de aula, o professor e alunos. Uma criança escolheu o "personagem professor" e os demais eram "alunos". Diante da classe ele começou a sua aula, mas os "alunos" conversavam, jogavam bolinha de papel um no outro. O "professor" fez várias ameaças para ficarem quietos e de nada adiantou, foi então que a criança disse:- Ah! desisto!... saindo de cena e terminando a dramatização. A criança "professor" disse ter sido muito difícil ser "professor", porque tinha muita bagunça, ninguém prestava atenção no que ele falava. Os "alunos" concluiram que eles foram para a escola naquele dia e não aprenderam nada, porque só queriam brincar, além do que também não respeitaram o professor.
Poder colocar-se nos papéis dramáticos, tomaram consciência dos sentimentos e dificuldades, possibilitando despertar nas crianças o sentido do seu papel na escola, havendo uma mudança significativa de atitudes dentro da escola, com mais respeito ao professor e aos colegas.
Pequenos passos como este podem começar a se tornar realidade uma escola dos sonhos.
terça-feira, 27 de abril de 2010
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Muito interessamte a idea de aplicar o psicodrama em uma situacao em que as criancas sao elas mesmas nas escolas e uma delas enfrenta o "problema" de ser o professor ! Uma realidade que faz com que elas pensem e sintam essa dificuldade na pele. Acredito que isso seria perfeito para criancas de ensino medio e fundamental, mas para criancas de pre escola com dificuldade em comportamento e aprendizado ? O que vc aconselharia? Meu grupinho e de primeira serie mas de colegio publico e estao super atrazados na escola principalmente os meninos que so pensam em brincar nada de fazer licao !! Como eu poderia ajudar eles na questao de comportamento e aprendizado?
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