sábado, 8 de maio de 2010

Brincadeiras de Criança


Ninguém esquece as marcas do tempo em que se jogava bola na rua. Nem as da canela, joelho e nem as do coração. Lá vai a bola! E todos concentrados querendo ganhar, uma combinação perfeita de todos os estilos.
Inventavam mil façanhas que muita gente que hoje dita regras só conhece de ouvir falar, mas que a criançada tirava de letra.
No mais, era bola pra lá, bola pra cá, bem ao gosto da sempre inspirada torcida:
- É canja, é canja de galinha arruma outro time pra jogar com a nossa linha. E tinha uma força!
No final, o resultado era sempre o mesmo: com esse jeitão alegre que se costumava voltar para casa: - Foi mingau, mingau, mingau. Com nosso time ninguém pode nem na bola nem no pau.
A função da brincadeira no desenvolvimento infantil, está ligada a necessidade de complementar com os companheiros, forma de relacionar-se com objetos e companheiros, mais complexa que o brinquedo por incorporar a vivência social propriamente dita. Começa a se desenvolver atividades competitivas, de rivalidade. Há interesse pelo jogo: inicia-se o jogo social.
Podemos dizer que brincadeira é uma ação desenvolvida por uma ou mais pessoas, sem o compromisso de regras, marcação de contexto ou tempo. O termo brinquedo se refere principalmente à atividade, ao ato de brincar.
É necessário ressaltar que assim como o brinquedo e outras modalidades como por exemplo os jogos esportivos, também é importante o jogo de papéis ou a brincadeira de faz-de-de conta, como por exemplo: brincar de polícia e ladrão, de médico, de vendinha, etc.
Este tipo de brincadeira é característico nas crianças que aprendeu a falar, e que, portanto, já são capazes de representar simbólicamente e de se envolver numa situação imaginária.
A imaginação é um modo de funcionamento psicológico especificamente humano que não está presente nos animais nem na criança muito pequena.
Através do brinquedo, a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivações internas. Nessa fase (idade pré-escolar) ocorre uma diferenciação entre os campos de significado e da visão. O pensamento que antes era determinado pelos objetos do exterior passa a ser regido pelas idéias. A criança poderá utilizar materiais que servirão para representar uma realidade ausente, por exemplo, uma vareta de madeira como uma espada, um boneco como o filho no jogo de casinha, papéis cortados como dinheiro para ser usado na brincadeira de lojinha, etc. Nesses casos ela será capaz de imaginar, abstrair as características dos objetos reais ( o boneco, a vareta e os pedaços de papel) se deter no significado definido pela brincadeia.
A criança passa a criar uma situação ilusória, imaginária, como forma de satisfazer seus desejos não realizaveis. A criança brinca pela necessidade de agir em relação ao mundo mais amplo dos adultos e não apenas no universo dos objetos a que ela tem acesso.
Toda situação imaginária contem regras de comportamentos condizentes com aquilo que está sendo representado. Por exemplo, ao brincar de "lojinha" e desempenhar o papel de vendedora ou de cliente, a criança buscará agir de modo bastante próximo àquele que ela observou nos vendedores e clientes no contexto real. O esforço em desempenhar com fidelidade aquilo que observa em sua realidade faz com que ela atue em nível bastante superior ao que na verdade se encontra, no brinquedo a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário.
A vida se dá através dessas atividades: brincar, jogar, representar, tudo isso é movimento, tudo isso é vida. São fases seguidas e interligadas do desenvolvimento. Etapas que indicam aumento da vivência e do conhecimento da criança, que mostram a passagem de seu conhecimento corporal, do ambiente, até o início da socialização e aquisições de noções simbólicas.
Em função de todos esses aspectos torna-se o Psicodrama o principal elemento transformador na trabalho com crianças.
- Vamos brincar? Só tá faltando voce!

Um comentário:

  1. Olá Dr. Rosangili!!
    Acabei de vê-la na TV(Paraná Educativa) e corri para conhecer seu blog. A primeira vista adorei...adorei conhecê-la
    sempre estarei aqui !!!Grande abraço! Gostaria de saber como adquirir o livro.
    Adriane Rocha.
    Campo Novo do Parecis -MT

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